Clique nas fotos postadas para aumentar.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Artista Plástico Bené Santana

Sequência de desenhos de Bené Santana representando a via crucis de Fausto Cardoso. No detalhe abaixo, minutos antes de sua morte.

 "Fausto Cardoso na escada de sua casa, bebendo a água que disse ser a alma de Sergipe..." (fotografiaufs).

BENÉ SANTANA*

Um dos mais consagrados artistas sergipanos, Bené Santana nasceu em Aracaju. Estudou desenho, pintura e gravura na Escola de Belas Artes da Bahia e no Museu de Arte Moderna da Bahia. Desde 1984 vem apresentando seus trabalhos em mostras individuais e coletivas nos principais espaços de arte da cidade, em Salvador e também no exterior, como em Rhode Island (EUA). 

Bené recebeu diversas premiações em Sergipe, como nas edições do Festival de Arte de São Cristóvão de 1986, 1987, 1988, 1992 e 1993. Algumas de suas esculturas adornam prédios públicos de Aracaju, como os bustos de Genaro Plech no Conservatório de Música do Estado, o de Gumercindo Bessa no Fórum de mesmo nome, e o do professor Aluísio de Campos, localizado no Campus da UFS. Além disso, tem realizado diversos painéis e pinturas em cerâmica para edifícios comerciais e residenciais da cidade, a exemplo do Tequila Café, do Hotel Aquarius e do Edifício Pacific Hills. 



-Fotos e legenda: fotografiaufs.blogspot
*Fonte biografia: informesergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário