Clique nas fotos postadas para aumentar.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cidade de Neópolis

Neópolis-SE.

"Distante 121 quilômetros de Aracaju, Neópolis é considerada a capital sergipana do frevo por manter o bloco do Zé Pereira. Localizada às margens do Rio São Francisco, tem uma belíssima orlinha, com uma boa infra-estrutura. O município foi fundado com o nome de Santo Antônio de Vila Nova, em 18 de outubro 1679 e foi elevado à categoria de vila em 1733 com a denominação de Vila Nova Del Rei. Em 1817, perde quatro quintos do seu território para a criação da freguesia de Santo Antônio do Urubu de Baixo, hoje Propriá. Somente em 23 de novembro de 1910 a vila é elevada à categoria de cidade, e em 1940 passa a se chamar Neópolis.
Patrimônio Histórico - Neópolis é a única cidade de Sergipe que tem duas igrejas católicas na mesma praça, uma de frente para a outra. A de Nossa Senhora do Rosário foi a primeira a ser construída. Do século XVII, é considerada uma das mais antigas de Sergipe.
Na época da colônia a forca ficava ao lado da igreja. Quando os negros eram condenados à morte iam à igreja de Nossa Senhora do Rosário, protetora dos negros, pedirem perdão e confessar os motivos pelos quais foram condenados à morte.
A igreja Santo Antônio foi construída para ser a matriz da cidade substituindo a Nossa Senhora do Rosário, mas em 1813 o inverno foi de muitas chuvas, seu teto desabou e a Nossa Senhora do Rosário voltou a ser a matriz". (sergipetradetour).

Foto e texto reproduzidos do site sergipetradetour.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário