Clique nas fotos postadas para aumentar.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Município de Rosário do Catete

Foto e texto reproduzidos do site sergipetradetour.com.br

"Rosário do Catete é um celeiro de grandes nomes da história de Sergipe, especialmente no contexto político. Em suas terras nasceram João Gomes de Melo, o Barão de Maruim, Augusto Maynard Gomes, Leandro Maciel e Luiz Garcia, homens que em seus tempos governaram Sergipe. Também originou juristas, músicos além de um povo bravo e acolhedor.
Na história de Rosário do Catete encontra-se um ato magno que mudou o curso do desenvolvimento de Sergipe: ali aconteceu a assinatura da ata de transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju, num ato do vice-presidente do Estado, Barão de Maruim, que ocorreu no final do ano de 1854. De grande influência nacional, o Barão convocou todos os deputados para comparecer em seu engenho Unha de Gato, onde instalou a Assembleia Provincial, quando foi aprovada a transferência da capital sergipana de São Cristóvão para Aracaju.
A história de Rosário do Catete começa em 1575, com a primeira tentativa de conquista de Sergipe pelo Estado da Bahia, comandada pelo seu governador Luiz de Brito. Durante o século XIX a economia do município tinha como base a exploração da cana-de-açúcar.
Conta à história que um grupo de negros encontrou uma imagem de Nossa Senhora do Rosário numa das matas da região, que teria sido deixada pelos jesuítas. O proprietário do engenho Jordão, Jorge de Almeida Campos, doou um terreno para a construção de uma capela em homenagem à santa. Assim, nascia a aldeia Nossa Senhora do Rosário, embrião do município de Rosário do Catete, que foi elevada à condição de cidade em 2 de julho de 1932". (sergipetradetour).

Nenhum comentário:

Postar um comentário