Clique nas fotos postadas para aumentar.

domingo, 3 de março de 2013

Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, em Aracaju


Visita ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, pelos alunos da disciplina: 
História de Sergipe I - UFS.

Realizada no dia 10/12/12, a visita contou com a presença dos alunos: Jorgival, Adilene, Camila e Marcus Vinicius, ambos graduandos em Lic. História pela Universidade Federal de Sergipe. A monitoria da visita foi feita pelo aluno Marcus Vinicius, na qual este é também estagiário da instituição. Auxiliou no que dizia respeito às informações sobre as atividades exercidas pelos funcionários, histórico do lugar, e mostrou os mais diversos setores do sodalício.

Documentos mais utilizados pelos pesquisadores. Eis aqui algumas das obras que os pesquisadores e estudantes consultam constantemente.

 Livro: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros

 Livro: Sergipe Colonial I - Maria Thetis Nunes.

 Livro: Álbum de Sergipe (1820 - 1920) - Clodomir Silva

 Caderno: História dos Municípios sergipanos - Jornal "Cinform"

Setores da Instituição - Pinacoteca: O acervo da Pinacoteca é formado por retratos de personagens sergipanos, executados por artistas locais e obras de artistas brasileiros que frequentaram a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. São cerca de 140 quadros expostos em mostras temporárias de acordo com temática pré-estabelecida
.
Sessão Sergipana: nesta sala são guardados livros, documentos, revistas e mídias (CDs, fitas VHS, microfilmes, DVDs) referentes à história e a cultura do estado de Sergipe. 

Hemeroteca: possui mais de 1.000 volumes de jornais publicados em Sergipe. Embora existam 12 volumes de folhas editadas no século XIX, a grande parte é do século XX, expressando várias tendências político-ideológicas e interesses diversificados. Alguns volumes mais antigos estão impedidos de consulta em face do seu precário estado de conservação.


Biblioteca: abriga em seu interior um vasto acervo de obras referentes a diversas áreas do conhecimento, seja eles publicações nacionais ou estrangeiras. Além disso, dispõe de periódicos, jornais do séc. XIX e XX, revistas e os fundos de pesquisa na qual contém uma gama de documentos... 


Museu: denominado “Galdino Bicho”, em função de uma homenagem ao artista sergipano Galdino Guttman Bicho (1885 – 1955) que doou boa parte de seu acervo ao IHGSE. O museu constituiu-se em um acervo variado. Os artefatos da cultura material são apresentados como fragmentos da História de Sergipe, dispostos em módulos temáticos.

- Fuzis, baionetas e balas de canhão fabricados na Alemanhã - 1906, 
empregados pelos Exército Brasileiro

- Capacetes alemão (ferro) e americano (plástico), bandeira nazista e lenço fascista escrito "Dulce", todos colhidos durante a 2a. guerra mundial pelos pracinhas da F.E.B


*Fotos e texto reproduzidos do Blog: viniciusths1.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário