Clique nas fotos postadas para aumentar.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Maquete do Centro Histórico de Aracaju/SE. (Anos 40).



Maquete do Centro Histórico de Aracaju

A confecção da maquete animada do Centro Histórico de Aracaju representativa dos anos 20 a 40 do século XX visou, através da reprodução de prédios tombados e de interesse arquitetônico, criar uma atração didática e interativa para a população de Aracaju.
Obra de arte executada na escala de 1: 2000 por Marcos Bustamantes MAQUETES, foi criada inicialmente para o Museu de Rua localizado na Ponte do Imperador mas hoje se encontra no recém restaurado Palácio Museu Olímpio Campos, um dos prédios também representados na maquete, e está a disposição de turistas e aracajuanos que desejem conhecer um pouco mais da cidade de Aracaju e de seu famoso “Quadrilátero de Pirro”.
Curiosidades: Marcos executou toda a maquete sem vir à Aracaju, trabalhou com as imagens antigas fornecidas pelos historiadores mais o levantamento cadastral e fotográfico dos prédios e mapas antigos pertencentes ao acervo da Ana Libório Arquitetos Associados montado durante anos de trabalho dedicados à preservação no estado.
A maquete veio de Joinvile de caminhão e, só então, Marcos veio até Aracaju finalizar a montagem! Os trabalhos iniciaram em 2001 e finalizaram em 2004, fechando muito tempo de pesquisa e organização de dados.
A história da maquete foi quase uma novela porém com final feliz graças a perseverança e apoio da equipe da FUNCAJU no início com Lealdo Feitosa, presidente na época, e depois Tânia Soares que apostou e deu continuidade a ideia e a coordenação firme de Stella Maris, diretora financeira, que esteve presente em todo o processo.
Some-se a isso o empenho e conhecimento técnico de Cruz e o apoio de Lúcia Fálcon grande entusiasta e idealizadora dos Museus de Rua. A maquete foi executada durante a 1ª gestão de Marcelo Deda na Prefeitura de Aracaju.
EQUIPE:
Execução- Marcos Bustamantes MAQUETES- Responsável Técnico: Marcos Bustamantes
Ana Libório & Gândara Jr. – Criação e pesquisa histórica
Antônio Cruz- Artista plástico- Engenharia elétrica
Demóstenes- Miniaturas (carros-pessoas-veleiros-trem)
Colaboradores: Benjamin Vich Shuster-Arquiteto (Acervo fotográfico)
Jorge Nascimento-Cadista
Naide Barbosa-Historiadora (Acervo fotográfico)
Luis Antônio Barreto-Historiador (Acervo fotográfico)
Murilo Mellins-Historiador(Acervo fotográfico e consultor)
Ana Maria Medina e Lúcia Carvalho- Ideia original.

Fotos reproduzidas do site: analiborioarquitetos.com.br
De: Ana Libório

Nenhum comentário:

Postar um comentário