Clique nas fotos postadas para aumentar.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Mário Jorge (1946 - 1973)

Foto: Lineu Lins


"Negando o conformismo que nutre as injustiças sociais, se forjou na luta pela democracia muito cedo, tanto na militância estudantil e também social, enfrentou os algozes coronéis das terras do Cacique Serigy em meado de 1964, fez história no movimento estudantil e na Faculdade de Direito no ano de 1966, abandonando o curso por conta da repressão militar, e indo para São Paulo, onde havia mais condições de atuação política, foi um dos aglutinadores dos “exilados”, juntamente com Gil Natureza e Paulo Barbosa, quando foi à Paulicéia fazer Sociologia, curso que posteriormente abandonou, dedicando-se a poesia e a luta social.
Sua história está costurada na história política do país, reflete a importância de ‘não vacilar’ diante das emboscadas de um sistema cruel que ainda escraviza mentes e corações, seus poemas e sua atuação no movimento de esquerda e posteriormente no PCB juntamente com companheiros como Wellington Mangueira, Marcélio Bonfim e o ex-prefeito Gama, mostraram a necessidade da juventude se desvencilhar da inércia, de questionar a ordem e lutar por uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna". (Ana Lucia Vieira).

Biografia

Mário Jorge de Menezes Vieira nasceu a 23 de novembro de 1946 em Aracaju, Sergipe, e faleceu na mesma cidade, num acidente automobilístico, na manhã de janeiro de 1973. Iniciou estudos de Direito em sua terra natal, continua estudos de Ciências Sociais em São Paulo, que não chega a concluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário