Clique nas fotos postadas para aumentar.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Aracaju - 1855

Hospital de Caridade, chamado Nossa Senhora da Conceição,
hoje Hospital Santa Izabel.

As Dificuldades da Nova Capital

Os primeiros anos da transferência para Aracaju foram extremamente difíceis, isso porque, em meados de 1855 a sociedade sergipana enfrentou a maior epidemia de sua história, a "Cholera Morbus", vitimou milhares de pessoas. Inclusive o Presidente da Província, Inácio Joaquim Barbosa, na cidade de Estância contraiu a febre palustre (malária) e não resistiu. Até mesmo com essa tragédia foi motivo de sátira e vingança em seus versos pelos sancristovenses ironizando a calamidade que atingia a nova capital.

"Quem for para Aracaju
Leve terço pra rezá
Que Aracaju é a terra
Onde as almas vão pená
Pobre cidade do Aracaju, nos dias tristes e agitadas de 1855".
(SILVA, 1992, p. 83).

Por causa dessa grande epidemia, as pessoas sentiram medo de morar em Aracaju, pela precariedade do local sem a menor estrutura para cuidar dos doentes. Diante disso, o governo investiu na organização da nova cidade e incentivando a vinda de novos moradores para Aracaju, concedendo terrenos e a ajuda para a construção das casas.
Com as epidemias o governo teve que tomar providências urgentes para minimizar os transtornos e os óbitos causados pelas doenças. Uma dessas medidas foi a construção de um cemitério em 1856, junto ao Morro Santa Cruz que recebeu a visita do imperador D.Pedro II em 1860. Em 1858 foi construído o Hospital de Caridade, chamado Nossa Senhora da Conceição, hoje Santa Izabel.
Em meados de 1862, a nova capital conseguiu enfrentar as dificuldades, com a construção da Igreja Matriz, a Catedral , a cidade cresceu nas localidades próximas, com as ruas Santo Amaro, Capela, Arauá e Santa Luzia. A partir daí, Aracaju apresentava os primeiros sinais de uma cidade próspera e promissora.

Texto e foto reproduzidos do blog sergipeesuashistorias.blogspot.com.br
De postagem feita por Silvia Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário