Clique nas fotos postadas para aumentar.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Milton Santos (1915 - 2012)


Infonet - Blog de Luíz A. Barreto - Publicado em: 09/03/2012.

O Homem e o seu Carrossel
Por Luiz Antônio Barreto

Milton Santos foi o vereador de maior número de mandatos

Milton Santos, cuja vida profissional de gráfico foi plenamente realizada, ligou-se à política e foi o vereador de maior número de mandatos na Câmara de Aracaju,totalizando 28 anos, morreu aos 96 anos, completados em 15 de novembro de 2011. Não era nascido em Aracaju, mas em Siriri, muito embora desde os 4 anos morasse na capital sergipana, onde estudou e trabalhou, e fez uma carreira política vitoriosa e se tornou proprietário e guardião de um brinquedo famoso, o Carrossel do Tobias, mecanismo atraente que era distração preferida das crianças aracajuanas nas festas natalinas do Parque Teófilo Dantas. Homem simples, teve uma vida singular: não dispôs de recursos para custear os estudos, tornou-se gráfico, trabalhou nas oficinas de vários jornais, na gráfica da Casa Ávila e na Imprensa Oficial (atual SEGRASE),  aperfeiçoando-se como profissional.

Milton Santos teve uma experiência fora do Estado, trabalhando no Rio de Janeiro por alguns anos, de 1937 a 1941, permanecendo por mais algum tempo na capital federal. De volta, em definitivo, a Sergipe engajou-se no mundo político, pelas mãos de Matos Teles, com quem fundou o Partido Social Trabalhista – PST. Em 1954 candidatou-se a Vereador, dando início a uma carreira bem sucedida de político, imprimindo um estilo do contato direto, da geração de benefícios e do uso criterioso dos recursos públicos. Discreto, de bom trato, Milton Santos conquistou sues companheiros de Câmara, nos vários mandatos nos quais representou o eleitorado aracajuano, em 7 legislaturas e numa delas exerceu o múnus da Presidência do legislativo municipal de Aracaju. Uma carreira exemplar, que vale como um patrimônio que é de sua família e dos munícipes da cidade.

O Carrosssel de Tobias, ou Carrossel do seu Tobias era uma novidade na diversão das crianças de Aracaju. Depois de passar pelas praças de Recife e de Maceió, o Carrossel chegou por volta de 1904 a Aracaju, tornando-se, desde então, num brinquedo preferencial , montado anualmente, durante os festejos natalinos. O Carrossel era utilizado também em eventos e festas cívicas, atraindo a frequência de crianças e jovens que incorporaram em suas memórias o rodopio dos cavalos em marcha, sempre contando com a figura do negro Tobias, que com o seu realejo terminou dando nome ao brinquedo. Era uma propriedade particular, que de vez em quando trocava de dono. Numa dessas vezes, Milton Santos acompanha as negociações e tudo faz para manter em Aracaju o Carrossel do Tobias, chegando, ele próprio, a adquirir o brinquedo, garantindo que o Natal continuasse alegre e divertido.

Em 1958 o então proprietário do Carrossel, Juvenal Menezes, o colocou à venda, tendo o Parque Shangai, do Recife, como pretendente. Graças a ação de um amigo, Jadiel de Brito Cortes, Milton Santos entrou na negociação e comprou o Carrrossel, garantindo a alegria das festas natalianas para as crianças aracajuanas. O sucesso do Carrossel atraiu, por exemplo, a equipe de filmagem de Capitães de Areia, fita baseada no livro homônimo de Jorge Amado, e produzida nos Estados Unidos pela Al Berteller.  Em depoimento a Osmário Santos, incorporado ao livro Memórias de políticos de Sergipe do século XX, Milton Santos revela toda a sua emoção e alegria de acompanhar as filmagens e ver seu Carrosssel, de tanto encantamento, girar para ser levado às telas do mundo. O brinquedo terminou, mais tarde, comprado pelo Governo do Estado, que o levou para o Parque da Cidade Governador José Rollemberg Leite, onde o tempo e o descaso destruíram o velho Carrosssel, privando Aracaju de uma diversão como nenhuma outra.

Texto reproduzido do site: infonet.com.br/luisantoniobarreto

Saiba mais sobre o Carrossel de Tobias, clicando no link > http://bit.ly/2lumUQZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário