Clique nas fotos postadas para aumentar.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Carrossel do Tobias é tema de exposição no Arquivo Público



Carrossel do Tobias é tema de exposição no Arquivo Público.

Encerrando as atividades desenvolvidas durante este ano, o Arquivo Público Cidade de Aracaju, unidade da Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju), abriu na manhã de quinta-feira, 19, uma exposição em homenagem ao "Carrossel do Tobias", que durante muitos natais fez a alegria de crianças e adultos na capital sergipana.

Brinquedo americano construído no século XIX, passou por Pernambuco e Alagoas até chegar em Aracaju em 1904, virando a grande atração das festas de final de ano. O Carrossel do Tobias era armado todos os anos na Praça da Catedral, no Centro da cidade.

De acordo com o diretor da unidade, Anderson Curvelo, através da mostra o arquivo resgata a memória de natais de Aracaju. "É uma forma de rememorar a nossa cultura, valorizando cada elemento e trazendo para os dias atuais, possibilitando os nossos jovens conhecer, fazer parte da nossa história," relatou.

Para a organizadora da exposição, Cileide Moraes, o objetivo é mostrar a sociedade um pouco do passado da cidade. "É um mergulho na história, no lúdico que cada um cultiva. Precisamos oferecer oportunidade das pessoas conhecerem o que de melhor tivemos e que ainda sobrevive em nossa memória".

O Carrossel.

Com capacidade para mais de 200 pessoas, composto por cavalos e poltronas coloridas, no seu interior "o negro Tobias" tocava no realejo várias valsas, função perdida quando foi instalado o alto-falante na praça. Inicialmente era movido a vapor, sendo adaptado para a energia elétrica no início da década de 40, fazendo parte das cenas do filme "Capitães de Areia", por ser o único carrossel no gênero existente no mundo.

A exposição segue até 6 de janeiro. O Arquivo Público da Cidade de Aracaju fica na avenida Hermes Fontes, 399 - São José. As escolas e instituições interessadas podem agendar a visita pelo o telefone (79) 3179-1381.

Fotos e texto reproduzidos do site: universopolitico.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário