Clique nas fotos postadas para aumentar.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Carrossel do Tobias

Peça do Carrossel - Parque da Cidade.
Jornal Gazeta de Sergipe nr. 8.737 - 28.12.1987.
Foto reproduzida do blog: aracajuantigga.blogspot

"Natal: uma manifestação de religiosidade aracajuana"

Carrossel do Tobias

Chegou a Aracaju em 1904, vindo dos Estados Unidos. Primeiro passou uma temporada em recife e outra em Maceió. O primeiro dono chamava-se Edson. Depois, pertenceu a dois Juvenais (parentes). Em 1969, foi comprado pelo Senhor Milton Santos.

Inicialmente funcionava a vapor e caldeira, sendo posteriormente adaptado à energia elétrica.

Sobre uma grande plataforma circular móvel, instalava-se pares de cavalos feitos em massa, dando a aparência de fogosos corcéis a subirem e descerem graças à engrenagem mecânica. A fila de cavalos era intercalada por poltronas imponentes, coloridas e confortáveis, próprias para senhoras, que carregavam seus filhos pequenos ao colo ou para senhoritas tímidas. Também havia bancos mais simples e carrinhos para crianças. Na parte interna, "o negro Tobias" tocava no realejo várias valsas, função perdida quando foi instalado o alto-falante na praça.

Em 1959, foi alvo das filmagens da Empresa Cinematográfica ALBARTELLER, fazendo parte das cenas do filme "Capitães de Areia", por ser o único carrossel no gênero existente no mundo.

Em 1983, o Sr. Milton Santos vendeu o carrossel ao governo do Estado de Sergipe, por quatro milhões de cruzeiros. Deixou de ganhar dois milhões a mais, pensando que estaria preservando o mesmo para a posteridade. Avisou que precisaria ser feita manutenção periódica assim como seu acondicionamento com lona. No entanto, ficou ao relento, abandonado no Parque da Cidade durante vários anos.

E o querido carrossel, que acalentou os sonhos de gerações de sergipanos DESAPARECEU.

Texto reproduzido do site: infonet.com.br/natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário