Clique nas fotos postadas para aumentar.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Os Cânyons do Rio São Francisco (Xingó)


Publicação original no Blog Expedições Sobre Rodas, em 3 de janeiro de 2013

Os Cânyons do Rio São Francisco (Xingó)
Por Luiz Guilherme e Cirana

Após conhecermos a foz do Rio São Francisco (uma aventura e tanto, já publicada neste blog - marcador Sergipe) passear inúmeras vezes por suas águas entre os estados de Alagoas e Sergipe, visitar cidades históricas ribeirinhas (Penedo, Piranhas, Piaçabuçu), chegou finalmente o tão aguardado momento de fazer um passeio - e que passeio! - pelos seus fantásticos cânyons.

A construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Xingó (década de 80) deu origem a um cânyon formado por um lago de 65km de extensão e até 190 metros de profundidade (em alguns trechos), em pleno semi-árido nordestino. Os paredões de granito avermelhado e cinza, contrastando com as águas esverdeadas e cristalinas do Velho Chico, chegam a ter 80 metros de altura. São lindíssimas formações rochosas de aproximadamente 60 milhões de anos. Um visual inesquecível, que pode ser admirado em passeios de catamarãs ou de escuna. Os cânyons do Xingó, como é comumente chamado, é o quinto maior cânyon navegável do mundo.

O principal acesso é a partir da cidade de Canindé do São Francisco (198km de Aracaju). Os passeios náuticos partem diariamente do Restaurante Karranca's e duram em média 3 horas. A parada para o tão esperado banho no Paraíso do Talhado tem duração de 1 hora. É um banho divino! A visita à Gruta do Talhado é feita de canoa (2,00 por pessoa). Nesse trecho os paredões vão se afunilando e alcançam até 100 metros de altura. Não deixe de fazê-lo. É um espetáculo.

Visitar os cânyons do Rio São Francisco é passeio obrigatório, imperdível e inesquecível.

Dicas:
Passeio de catamarã do Restaurante Karranca's: (82) 9986 2038 ou (79) 9972 1320. O catamarã possui serviço de bordo: venda de bebidas e petiscos, guia, duchas para se refrescar durante o passeio. 120,00 o casal (julho/2012). Nas cidades de Aracaju e Canindé do São Francisco (SE) e Piranhas (AL) possuem agências que fazem o passeio. Nós estávamos de carro próprio, portanto, fomos direto ao Karranca's e compramos os bilhetes lá mesmo, na M. TUR.

Foto/Texto: Luiz Guilherme e Cirana.
Reproduzidos do blog: expedicoessobrerodas.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário